contato@ganzaroliassessoria.com.br +55 62 3362.1231         Cadastrar-me       Senha de Acesso        Área do Candidato
 
 
 

 
 
 
 
CONCURSO PÚBLICO x PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
30/05/2017
 
Algo já consolidado é o fato de que muitas pessoas procuram o serviço público em busca de estabilidade. Por isso, é preciso que o CONCURSEIRO tenha atenção ao edital e conheça algumas regras que regem cada um dos processos para saber exatamente ao que está concorrendo.

No CONCURSO PÚBLICO os aprovados possuem vínculo permanente com o Estado e estabilidade após o estágio probatório, que é de três anos. Já na SELEÇÃO PÚBLICA o vínculo é temporário, pois o objetivo da seleção é suprir as necessidades de funcionários por um determinado período, geralmente de um ano, que pode ser renovado por mais um ano ou não, pois não há obrigatoriedade. Logo, ao contrário dos concursos públicos, não há estabilidade para quem for classificado em seletivos.

O artigo 37, inciso II da Constituição Federal estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos, sendo aqui o vínculo entre servidor público e o Estado permanente. Já o inciso IX do mesmo artigo permite que seja feita uma seleção mais simplificada para contratar funcionários temporários, ou seja, que apenas ocupem determina função pública. Para a realização de seleção publica é necessário previsão em lei de cargos; tempo determinado; necessidade temporária de interesse público e interesse excepcional, como nos casos de calamidade pública.

O CONCURSO PÚBLICO é constituído de prova escrita e didática, ambas com caráter obrigatório e eliminatório, podendo ainda conter prova prática, entrevista e prova de títulos, as quais seriam classificatórias. Já a contratação por meio de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, como o próprio nome já diz, pode ser mais simples, rápida e objetiva. Em alguns casos, ela é feita a partir de uma análise de currículo, por exemplo.

Em explicação ainda mais simples, as regras do CONCURSO PÚBLICO são as mesmas de um PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. O que difere é em relação a ocupação, se será cargo público ou função pública, se a contratação será efetiva ou precária.

Ainda sobre a diferença entre CONCURSOS e SELETIVOS, chama a atenção o fato da seleção pública ser realizada quando se tem uma situação de urgência, enquanto que os concursos públicos são feitos quando o objetivo é criar estabilidade para os funcionários, que passarão a ser considerados servidores.

 
 
 
         
  NOSSO ENDEREÇO   INFORMATIVOS VIA EMAIL
         
A GANZAROLI – ASSESSORIA, CONSULTORIA e CONCURSOS é uma empresa altamente qualificada na prestação de serviços técnicos especializados de apoio administrativo, jurídico e treinamento em desenvolvimento profissional na administração pública e privada.   Rua 5, Número 23
Centro
CEP 76550-000
Porangatu - Goiás - Brasil
 
Informe seu email abaixo e receba informativos de nossos especialistas.
 
 
2017 Ganzaroli Assessoria, Consultoria e Concursos © Todos os direitos reservados.